Maquiagem e coração novo para o Logan europeu

O Dacia Logan, apresentado na Europa em 2004, receberá uma pequena revisão de estilo com uma nova opção de motorização, ainda neste ano. Em 2004/2005 já era previsto para o primeiro semestre de 2006 o lançamento de uma nova versão com motor 1.6 16v, o mesmo que move o Clio ou Laguna na Europa. Algumas imagens foram divulgadas na internet, mas não oferecem informações precisas a respeito. Nestas imagens, essa provável versão “top” é exibida com levíssimas alterações visuais, externas e internas bem como a confirmação da presença da nova motorização (algumas dessas mudanças podem ser visualizadas na projeção acima).

Principais novidades observadas:

(1) Pára-choques pintados na cor do carro, em toda sua superfície – em algumas versões atuais, ele tem apenas a parte inferior na cor do carro, mantendo uma faixa em preto-fosco na parte superior. Na versão básica, é todo preto;

(2) Maçanetas das portas, frisos laterais e retrovisores na cor da carroceria;

(3) Faixa em preto-fosco na coluna central, entre as portas;

(4) Lanternas traseiras com lentes dos piscas incolores ao invés de laranjas;

(5) Motor 1.6 16v – nas imagens tem um logotipo “1.6 16v” na tampa traseira, do lado direito. Atualmente estão disponíveis apenas dois motores a gasolina, da conhecida família K, com 1,4litro/75cv ou 1,6 litro/90cv, ambos oito válvulas;

(6) Interior – novos mostradores do painel, com fundo branco. Maçanetas das portas, molduras das entradas de ar e detalhes do pomo do câmbio na cor prata (imitando alumínio). O painel central continua prata, mas agora com detalhes que combinam com o novo tecido dos bancos;

(7) Novas rodas de alumínio e/ou calotas.

O Logan Brasileiro – Essas pequenas mudanças no Dacia Logan podem não significar muito para nós. Vamos esperar o lançamento do modelo brasileiro para então compararmos com o europeu e sua nova versão, se haverá mudanças visuais semelhantes, como os pára-choques inteiramente na cor do carro (brasileiro valoriza isso) e piscas das lanternas traseiras com lentes incolores. Aqui, poderemos apostar nos motores HiFlex 1.6 16v e 1.0 16v. Fica a expectativa sobre a adoção do motor de 1 litro, o baixo peso do carro (1050kg) possibilitaria isso.

Vale lembrar que nosso Logan poderá ter as mesmas modificações visuais feitas no modelo que ostenta o logotipo Renault na Europa. As principais diferenças em relação ao Dacia estão na grade e na tampa do porta-malas, que tem um ressalto na lata, passando a impressão de ser um pequeno aerofólio (no Dacia é lisa).


Renault Logan: grade e tampa um pouco diferentes


Dacia Logan: modelo atual, sem maquiagem

Observações e Números – O Logan tem medidas que fazem inveja a muitos compactos, chegando próximas a de carros médios: 4.250 mm de comprimento, 1.735 mm de largura e 1.525 mm de altura. Seu porta-malas tem 510 litros de volume, bastante amplo. AutoDiário já fez uma pequena avaliação enfatizando suas medidas, comparando-o com possíveis concorrentes e carros de outras categorias.

Em seu lançamento, a Renault projetava produzir 1 milhão de unidades até 2010. Já em 2006, o “pequeno” sedã atingiu a marca de 250 mil unidades produzidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: