A Revolução do Carro do Povo

Depois de alguns anos “dormindo” no mercado, enquanto a Fiat demonstrava evolução – e esse era um dos maiores motivos de sua liderança – a Volkswagen, enfim, prepara o seu contra-ataque. Ela está trabalhando pesado naquela que promete ser a melhor geração do Gol, o líder em vendas do mercado brasileiro há 20 anos. Mas, engana-se quem pensa que o único interesse da montadora alemã está em reformular a sua linha de entrada. Há outros bons projetos, para os próximos anos, que você confere a seguir.

Gol NF – Rodando sob carrocerias de Fox e Polo Sedan, a família NF deve compartilhar a mesma plataforma dos outros compactos da Volks, Polo e Fox. O mesmo deve ocorrer com o sucessor do Fox na Europa. Este deixa de comercializado no velho continente, com o novo modelo sendo produzido na Rússia. O novo Gol deverá vir com motor 1.0 e estrear o 1.4 nos carros de passeio da marca, já utilizado na Kombi, que gera 78/80cv de potência abastecido com gasolina ou álcool, respectivamente. A substituta da atual Saveiro deve utilizar o mesmo 1.4 além de uma versão 1.8. Terá opção de cabine estendida, como a atual lider, Strada. A motorização do sedan, ainda sem nome, chamado provisóriamente de “Voyage” pela imprensa, deverá ser a mesma da pick-up. A incógnita fica em torno da Parati, que pode ser descontinuada, dando maior espaço para a SpaceFox. A “geração NF” da linha Gol deve chegar ao mercado no fim deste ano, na versão três volumes. O restante da familia virá em 2008.

Golf e Bora 4,5 – Ainda para 2007, a Volkswagen trabalha na reestilização do Golf. Em parceria com a VW do México, os retoques devem ser estendidos ao Bora, produzido no país do Chaves. Com faróis que têm o estilo do Polo, com uma curva na linha inferior, o “nosso” Golf é considerado até mais bonito que o modelo totalmente diferente, comercializado na Europa como Geração 5. Além dos faróis, grade, pára-choque e capô são retocados na dianteira. Na lateral, a diferença é o retrovisor mais recortado e esportivo, com a luz de indicação embutida no mesmo. Na traseira, as mudanças também são um pouco mais profundas: as lanternas seguem o estilo do atual Golf vendido na Europa, continuando até a tampa traseira; a maçaneta para abertura do porta-malas é a mesma do Polo; o pára-choque ganha retoques e o vidro traseiro se expande até as bordas da tampa, tendo a parte inferior com um leve corte em “V”, já utilizado na traseira de Polo e Gol G4. No interior, as mudanças ficam para o volante, que é o mesmo de Polo e Jetta e novo tipo de iluminação para algumas versões. Além disso, o motor 1.8 alemão (da versão GTI) deverá ganhar mais potência e o motor 2.0 Total Flex deve estrear no segundo semestre.

Outras propostas – A Volkswagen também tem outras propostas para outros segmentos. Retoques e novos projetos devem ser as novidades para 2008 e 2009. O que deve acontecer em 2008, é o Fox ganhar o estilo do modelo destinado à exportação. Como este deve parar de ser vendido no mercado europeu, seu design deve ser “aproveitado” para dar um fôlego médio de dois anos antes de uma profunda reformulação. Pára-choques, grade, tecidos e detalhes do painel devem ser os ganhos do modelo para o ano que vem. Também deve ganhar o motor 1.4 Total Flex. O que não se sabe é se isso ocorrerá no próximo ano ou se ficará para 2009. Já o criticado quadro de instrumentos deve mudar na SpaceFox Crossover. Na linha Fox não há informações sobre o mesmo.

Dentre os novos projetos da Volkswagen no país incluem, entre importações e produções locais, pelo menos uma perua média e picape médias, além de um utilitário esportivo. A perua média deverá ser importada do México, com o nome de Jetta Variant. A VW não tinha previsão para produzi-la, ainda mais após o lançamento do Golf Plus (misto de hatch com minivan) na Europa. Mas, a pedido dos fãs, ela retorna. Já a picape média é fruto de um projeto mundial da montadora, sendo inclusive o seu primeiro produto no segmento na história. Falaram que ela derivaria do conceito AAC, embora quem derivou deste foi o Touareg. Neste caso, são poucas as informações, já que não há rumores com fundamento correndo pela mídia internacional. Já sobre o utilitário esportivo, a imprensa nacional afirma que será uma versão simplificada do Tiguan, próximo lançamento da “marca do povo” no velho continente.

Texto: Matheus Q. Pera

Anúncios

2 Respostas to “A Revolução do Carro do Povo”

  1. Franco Says:

    Acertada a decisão da Volks em mudar completamente o Gol, não muito tempo atrás vendia mais que o dobro do segundo colocado, e hoje em dia está praticamente empatado com o Palio, que acertadamente privilegiou o conforto, ao invés da robustez e manutenção que o Gol se sustenta para garantir a liderança. O desafio do próximo Gol é manter estas qualidades sem descuidar do acabamento interno e ruídos, coisa que a marca alemâ anda devendo muito.

  2. Victor Says:

    A VW já produziu o modelo Taro, nos anos 90. Era um derivado da Toyota Hilux, portanto, picape da mesma categoria do produto agora em desenvolvimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: