Fábricas pelo mundo – Argentina

Iniciaremos, a partir de agora, uma sequência de reportagens para avaliar os princiapais mercados do mundo. Como a grama do nosso vizinho está cada vez mais verde, vamos começar por eles.

Fábricas na Argentina

São cinco os principais grupos de fabricantes instalados na Argentina, produzindo com pouco mais de umas dez marcas. E, só para se ter uma idéia, o mercado de nossos vizinhos este mês atingiu um volume de vendas cerca de 60% do tamanho do nosso. Com força maior nos automóveis mais caros.

Hoje a maior parte dos modelos vendidos lá é produzida no Brasil, e alguns dos feitos lá contam com boa parte das peças vindas daqui.

CHEVROLET

A GM está presente no país desde 1925, mas só passou a produzir mais recentemente. Atualmente saem da fábrica de rosário os Corsa City e o Classic (sedan do Corsa B). Outros modelos também fabricados lá são o Suzuki Vitara e o Corsa Novo (Corsa C), chamado por lá de Corsa Evolution.

DAIMLERCHRYSLER

Anteriormente dessas instalações situadas na província de Buenos Aires saiam os Jeep Cherokee e Grand Cherokee. Atualmente somente produz veículos comerciais, sendo o Mercedes-Benz Sprinter o único modelo.

FORD

A Argentina representa um importante mercado para o fabricante, e conta com instalações em General Pacheco. Ali, atualmente saem o Ford Focus I e Ford Ranger. A Ford planeja novos modelos para esta planta.

PSA

A SEVEL Argentina foi criada em 1980 fruto de um acordo entre a Fiat e Peugeot. Agora se encontra num momento totalmente positivo, graças aos novos produtos que foram introduzidos recentemente. Entre eles estão o 206, 307 Hatchback e Sedan, e as multivans Partner e Berlingo. Nos próximos meses iniciará a produção do C4 Sedan e do 307 SW. Em 2007 espera-se que vendam mais de 70.000 unidades, mais de 60% delas exportadas para o Chile.

RENAULT

A marca francesa se instalou no pais em 1975, e está instalada em Santa Maria de Oro, em Córdoba. Atualmente são produzidos lá Clio II, Kangoo e o Megane I.

Mesmo que se instalando oficialmente em 1975, por meio de alguns acordos o Renault Dauphine foi produzido lá em 1967.

TOYOTA

O único fabricante nipônico com fábricas na Argentina, atualmente a produção está centrada somente em Pick up e SUV. Recentemente a linha foi toda renovada, com os novos Hilux e Hilux SW4. As atividades da Toyota em Buenos Aires começaram em 1997.

VOLKSWAGEN

A VW é atualmente uma das empresas com mais peso no mercado argentino, e da sua fábrica de General Pacheco, Buenos Aires, atualmente são produzidos o VW Polo Classic (já vendido em nosso mercado) e sua versão utilitária – Caddy. Há também a produção da aqui SpaceFox, chamada por lá de Suran.

Outros fabricantes

A Fiat é uma das maiores ausências dentre os maiores fabricantes, saindo de sua planta apenas motores (inclusive os novos motores da linha virão de lá). Mas deve voltar em breve a produzir por lá, juntamente com outros fabricantes. O último modelo fabricado foi o Siena, até 2002.

Texto: Guilherme Lopes

Anúncios

3 Respostas to “Fábricas pelo mundo – Argentina”

  1. Gustavo Carmo Says:

    O Siena era produzido na Argentina até 1999, também.

  2. Anonymous Says:

    Hasta el 2001 se fabricaron los Palio y los Uno tambien, y en 2002 se dejo de fabricar el Siena

  3. Eugenio Rodrigo Says:

    Não sairá mais reportagens com outros mercados?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: